terça-feira, julho 28, 2009

MANUEL BRANQUINHO - "Balada do Encantamento"

Esta "Balada do Encantamento" tem, para mim, encantos muito especiais e, por isso, aqui a incluo; penso que não desmerecerá o Fado, se bem que o de Coimbra, se como tal for apelidada...

Interpretada pelo meu amigo Manuel Branquinho, voz consagrada do Fado de Coimbra, esta balada, da autoria de D. José P. d'Almeida e Silva (Dr.), transporta-me inevitável e saudosamente ao tempo da minha juventude, da descoberta das sonoridades do Fado de Coimbra e depois do Fado de Lisboa, que era também cantado nas nossas tertúlias, principalmente os repertórios da então já veterana Mª Teresa de Noronha e da ainda principiante Tereza Tarouca.

Assim presto homenagem ao intérprete desta balada e à minha cidade de Leiria, onde mora a saudade e o encantamento...

Leiria dos Poetas e da Melancolia, Leiria do Marachão e do rio Lis, dos amores proibidos, do Castelo de Afonso, o Conquistador, de Dinis, o Lavrador, e da Rainha Santa Isabel, a que transformou o pão em rosas... antiga e misteriosa minha Leiria d' O Menino do Lapedo, do encantado vale!...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao navegar sem rumo, cheguei aqui...para, com muita emoção, recordar a voz maravilhosa de meu saudoso Tio materno, Manuel Branquinho.
Bem-haja pela amizade que lhe dedicou...ilustre, e para mim desconhecido, Fadocravo.
Manuel Branquinho partiu em 8 de Fevereiro de 1999, mas a sua voz continua viva e presente...
Com amizade,
Isabel Vaio

Fadista disse...

Que triste que fiquei agora! Os amigos partem e fica-nos a saudade maior!...
O meu sentido pesar e um abraço amigo para si, Isabel
O.